10 milhões de contos para estádios, 90% dos nossos hospitais a cair aos bocados, 90% das escolas sem condições, mais de 60% da população a viver no limiar da pobreza, Milhares de doentes em fila de espera para operações de vida ou morte.
Vistas as coisas, porque que devemos andar agora todos patrióticos quando à nossa volta pessoas como nós não têm nem o básico para viver?
Porquê apoiar uma seleção que ganha milhares de contos por mês, que conseguem ser a primeira perder o jogo de abertura em casa, quando a maioria de nós não ganha em cinco vidas o que eles ganham num mês?
O meu avô detestava futbol e agora percebo porquê. No outro dia ouvi um comentário na televisão que era mais ou menos assim: "O que os Portugueses precisam é duma vitória fulminante no Euro2004 para saírem do marasmo em que se encontram!" Somos porventura beneficiados com a vitória ou derrota no Euro? As nossas crianças vão ter melhores cuidados de saúde, andar mais agasalhadas e ter mais acesso à cultura por isso? Os nossos doentes vão ser mais bem tratados, os idosos mais acompanhados nos seus momentos finais nesta existência?
Assim como o povo de Roma tinha o circo para se distrair da pobreza extrema em que viviam apreciando em espetáculo horrendo o sofrimento dos outros, também nós portugueses parece que precisamos de algo que nos faça esquecer das péssimas condições de vida que temos através do santo Futbol.
Uma outra consideração. Para o futbol vão milhões de contos todos os anos e a seleção só dá tristezas para os Portugueses, para os desportistas com problemas físicos (ou deficientes) não vai um tostão e no entanto fartam-se de trazer medalhas para casa... Será que esses desportistas com dificuldades que nós nem conseguimos começar a imaginar valem menos que os futobolistas? Acho que é o contrário, o seu esforço e dedicação provam constantemente o seu verdadeiro valor obtendo vitórias sem qualquer apoio da parte do Estado...
Não espero com isto ofender ninguém, apenas espero que reflictam e pensem na próxima vez que começarem a apoiar um clube se de facto o vosso tempo não seria melhor empregue noutras coisas...
tenho dito